Altinópolis ganha cozinha do ‘‘Projeto Cozinhalimento’’

O projeto visa à promoção de uma alimentação saudável por meio da Educação Alimentar e Nutricional.

A população de Altinópolis ganhou um novo espaço para receber orientações de uma alimentação mais saudável e evitar o desperdício de alimentos. A cozinha experimental do Projeto Cozinhalimento foi instalada no município na última quinta-feira (30), com a presença do Prefeito Roberto e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Parceria da Prefeitura de Altinópolis com o Governo paulista, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), o projeto Cozinhalimento oferecerá cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, focando a geração de renda, o combate ao desperdício, a adequada manipulação dos alimentos e a conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas. Todas as ações contam com a supervisão e treinamento das nutricionistas que atuam no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans). O programa estabelece um processo educativo permanente voltado a colaborar na mudança de comportamento dos participantes em relação à produção, aquisição, preparo e consumo dos alimentos, promovendo uma cultura de saúde, bem-estar e desenvolvimento com sustentabilidade.

Por meio da parceria, a Prefeitura recebeu recursos de R$ 10 mil para equipar a cozinha, com geladeira, freezer, batedeira, liquidificador, fogão, micro-ondas, multiprocessador, espremedor de frutas, balança digital, forno sem industrial, armário, formas, panelas e acessórios. Os equipamentos foram instalados na cozinha piloto, onde diariamente também são preparadas cerca de três mil refeições, fornecidas para a merenda escolar em nove escolas, seis creches e uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município.

“O Projeto Cozinhalimento trará qualidade diferenciada do alimento, otimizará a produção da cozinha e melhorará o aproveitamento da quantidade dos alimentos”, disse o prefeito José Roberto Ferracin Marques, destacando outras ações da Secretaria para o desenvolvimento da agropecuária, como a recuperação de estradas e a reforma da Casa da Agricultura.