FEIRA PEDAGÓGICA 2011 de Altinópolis – balanço positivo

Pausa na Feira

O que é: A Feira Pedagógica de Altinópolis 2011 aconteceu dos dias 29 de setembro até 01 de outubro. As escolas municipais de Altinópolis levaram para uma feira mais de 100 ações e trabalhos desenvolvidos nas escolas. A avaliação final da exposição apontou que a Secretaria Municipal da Educação deve levar a feira para mais público, no próximo ano, a feira deve acontecer na praça da matriz.

As escolas decidiram organizar a ação em seus PPPPIs – Projeto Político Pedagógico Participativo Inclusivo, metodologia que objetiva valorizar a opinião do auxiliar de limpeza, motoristas, professores, diretores, pais e alunos, no mesmo nível de respeito e importância.

Tudo para tentar trazer os pais para dentro da escola

Todos os trabalhos tiveram como suporte, o capricho dos professores. O acabamento dos trabalhos chama a atenção pela beleza e criatividade. ‘’Fazemos isso focando na necessidade de trazer os pais para dentro da escola’’, avalia Alayde Leal, diretora da Escola Trossel. ‘’E também para valorizar o trabalho do professor, uma profissão muito difícil, cheia de diferentes dificuldades’’, avalia a Coordenadora de Educação Municipal, Ana Lúcia Ferreira.

Seu Celso Santos, aposentado como servente de pedreiro, 60 anos, visitando a feira diz: ‘’Meu tempo não tinha isso, fui até a terceira série por que tive que ir trabalhar’’, conta Seu Celso, emocionado com o que via na feira.

Outra visitante encantada: ´’’Passei muita fome, fui até a primeira série só, eu tinha a nota mais alta, ia descalça na escola, mas sabia mais que as minhas amigas – eu ensinava minhas amigas e, em troca, elas me davam o lanche’’, conta dona Zilá Lopes, acompanhando a neta na feira, satisfeita por ter conseguido educar os filhos.

Experiência compartilhada

O que o visitante encontrou nos stands da feira:

CADERNO DOS SONHOS – CADERNOS CAPRICHADOS E COLORIDOS ESTÃO EXPOSTOS. AS CRIANÇAS ESCREVEM “PÉROLAS NO BOM SENTIDO”, ONDE EXPRESSAM SEUS SONHOS. É UMA LIÇÃO DE VIDA ATRÁS DA OUTRA. TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR A ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E LEVAR AS CRIANÇAS A UMA REFLEXÃO PROFUNDA SOBRE OS SEUS SENTIMENTOS E LEMBRANÇAS. MAS NO FINAL, QUEM SE SURPREENDE SÃO OS ADULTOS…

LOCAÇÃO DE PAPAIS – RESULTADO DOS TRABALHOS SOBRE EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA. CRIARAM O QUE ESTÁ SENDO CHAMADO NA FEIRA DE ‘’PEREIRÃO’’. É O PAPAI QUEBRA GALHOS. UM PAINEL COM FOTOS ESTÁ EXPOSTO NA FEIRA. ESTÃO ELENCADAS TODAS AS PROFISSÕES DESEMPENHADAS PELOS PAIS NA CIDADE. UM ANÚNCIO, UMA POSSIBILIDADE PARA UMA IDEIA DE COOPERATIVA DE TRABALHO.

TEMPEROS NATURAIS E PLANTAS EM GERAL NA ESCOLA – UM DOS ALUNOS DO EJA/TELECURSO, ALFABETIZAÇÃO JOVENS E ADULTOS, SEU JOSÉ MÁRIO, JARDINEIRO E ALUNO LEVOU PARA A ESCOLA A IDEIA DE ENSINAR AOS COLEGAS, COMO PLANTAR E REPRODUZIR MUDAS DE PLANTAS DIVERSAS. OFERECE DICAS E SEGREDINHOS DE JARDINEIRO. VASINHOS EXPOSTOS.

EJA COM LIVRO DE RECEITA – OS ALUNOS DO EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TAMBÉM CRIARAM UM CADERNO DE RECEITAS PRÓPRIO – A PROXIMIDADE COM O SABER FAZER.

PROJETO LINHAS DO SABER – UMA ESCOLA RURAL CRIOU O PRÓPRIO MATERIAL PEDAGÓGICO – PARA AJUDAR NA CONDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, TUDO DE ACORDO COM A REALIDADE DOS PRÓPRIOS ALUNOS.

Matemática na feira

RESULTADO DA SEMANA VACCARINI 2011 – EXPOSIÇÃO DE DESENHOS REPRODUZINDO AS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO.

MAQUETE E PLANO DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL. ALUNOS CRIARAM UM CADERNO DO TAMANHO DE UM JORNAL STANDART COM O TEMA:

‘’COMO SERÁ A NOSSA VIDA EM 2050 SE NÃO DIMINUIR A POLUIÇÃO’’.

DESENHOS E TEXTOS ANALISANDO. A IDEIA DOS ALUNOS DEVE SER APROVEEITADA PARA O PLANO DIRETOR DA DIDADE QUE ESTÁ EM FASE DE REVISÃO.

MOCHILA DA LEITURA: LIVROS QUE VÃO PARA CASA PARA SEREM LIDOS JUNTO COM OS PAIS.

CAMINHOS DA LEITURA: SEMANALMENTE, O PROFESSOR SAI COM  OS ALUNOS (1ª A 4ª SÉRIE) PELAS RUAS , PASSEANDO, MAS, DE REPENTE, TODOS PARAM – PARA LER UMA HISTÓRIA.

FOLCLORE, SUPERSTIÇÕES E SIMPATIAS – CRIANÇAS CRIAM CADERNOS CONTANDO AS LENDAS DA LOCALIDADE.

MALETA DA LEITURA – LIVROS QUE VÃO PARA CASA PARA SEREM LIDOS JUNTO COM OS PAIS.

FÁBRICA DE SUCOS DE TOMATES E SABONETES DE CAFÉ: MISTURA DE EMPREENDEDORISMO ECONÔMICO, REDAÇÃO E CIÊNCIAS.

Na feira, o cuidado com as crianças

CARTAS PARA A MAMÃE – OS ALUNOS ESCREVEM PARA AS MÃES E NAS REUNIÕES DOS PAIS, UMA DINÂMICA DE GRUPO É FEITA – OS PAIS ESCREVEM PARA OS FILHOS TAMBÉM. AS CARTAS ESTÃO EXPOSTAS NA FEIRA E EMOCIONAM.

PROJETO LER O MUNDO: DIVERSIDADES DE TEXTOS CONTEXTUALIZADOS COM A REALIDADE DOS ALUNOS.

PROJETO PEDACINHO DO CÉU – CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA DO PERÍODO INTEGRAL REALIZAM PASSEIOS ECOLÓGICOS PELA CIDADE, ENQUANTO APRENDEM E OUVEM HISTÓRIAS E ESTÓRIAS.

PROJETO IDENTIDADE: EU, TU, ELE E NÓS – OS ALUNOS PARTICIPAM DE ATIVIDADES LÚDICAS, OPORTUNIDADE DE SE RECONHECEREM E DE RECONHECER O PRÓXIMO.

PROJETO PORTFÓLIO: REGISTRO AO LONGO DO ANO DAS ATIVIDADES QUE FAVORECEM A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, SOCIAL, FAMILIAR E COGNITIVO DA CRIANÇA.

PROJETO COZINHA SUSTENTÁVEL – UTILIZAR OS MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO FONTE DE ENTRETENIMENTO, DIVERSÃO E CRIATIVIDADE. UMA CASINHA FOI MONTADA NA FEIRA, CONSCIÊNCIA  ECOLÓGICA . MONTARAM UMA COZINHA COMPLETA COM OBJETOS RECICLÁVEIS DE 1 METRO DE ALTURA, GELADEIRA DE PAPELÃO, FOGÃO ETC.

Os adultos se encantaram

Para ver e se ver